Maior treinamento presencial de ABA na Prática Inclusiva do Rio de Janeiro.

Curso de Formação ABA

Conheça o maior curso de  treinamento e certificação em ABA do Brasil com aulas presenciais e práticas.

Seja um aplicador ABA e um acompanhante terapêutico

RIO DE JANEIRO

Assista o video sobre o curso

VEJA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE APRENDER ABA DE VERDADE:

WhatsApp Image 2024-01-26 at 09.49.47
Substituição 2

A QUEM SE DESTINA O CURSO

Profissionais da Saúde;

Profissionais da Educação;

Pais e Cuidadores

Pessoas que querem entrar para o mercado de trabalho como Acompanhante Terapêutico

Áreas de formação onde os princípios do curso podem ser aplicados:

  • Psicologia,
  • Psicopedagogia,
  • Fonoaudiologia,
  • Musicoterapia,
  • Fisioterapia,
  • Terapia Ocupacional,
  • Equoterapia,
  • Psicomotricidade,
  • Pedagogia,
  • Educação Física,
  • Mediação Escolar e
  • Acompanhamento Terapêutico.
  • ONDE VOCÊ PODE ATUAR DEPOIS QUE FIZER O CURSO:

    Muito tem se falado sobre o aumento da incidência de TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) no Brasil e no mundo. Com este curso você poderá entrar no mercado de trabalho e atuar como Aplicador ABA ou Acompanhante Terapêutico de crianças com Autismo, Deficiência Intelectual e outros atrasos no desenvolvimento. Aqui você aprenderá as bases da Análise do Comportamento Aplicada que, é o tratamento com maior evidência científica de resultado para o tratamento do TEA.

    Esse treinamento será um diferencial na sua caminhada profissional, já que poucos profissionais possuem conhecimento prático e profundo na área, além disso você poderá ajudar no desenvolvimento dessas crianças em diversos contextos como: escolas, domicílios e clínicas especializadas em neurodesenvolvimento, através do que aprenderá em nossas aulas práticas e presenciais.

    Certificados Válidos com Carga horária de até 70h

    O QUE VOCÊ VAI RECEBER?

    Selo ABA

    QUEM SOMOS?

    O Instituto Universo ABA é uma instituição de ensino que nasceu da união de experiências e propósitos. Seus fundadores possuem mais de 25 anos de experiência na área da educação e 10 anos na área da saúde, ambos com o objetivo de promover a inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência nas clínicas, escolas e na sociedade através da CONSCIENTIZAÇÃO e CAPACITAÇÃO de profissionais.

    Estamos dando um impulso ao processo de inclusão e proporcionando aos nossos alunos o maior curso presencial de ABA de verdade do Rio de Janeiro.

    O Universo Aba possui um corpo docente qualificado composto por professores com mestrado, certificação internacional pelo BACB, doutorado em andamento, vasta experiência clínica e acadêmica no âmbito nacional e internacional em intervenções baseadas na ciência ABA. 

    SEUS MENTORES

    Rafaela (2)

    Psicóloga pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, MG;

    Especialista em Análise do comportamento Aplicada, com ênfase em transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual pelo CBI Of Miami, CBI, Brasil com o selo Approved Content Providers do International Behavior Analysis Certifications, um dos principais certificados internacionais de ABA do mundo;

    Coordenadora com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, nas orientações para pais e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.

    Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

    Mestre em psicologia com enfoque em análise do comportamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

    Supervisora clínica | Associação Afeto (Recife – PE) | Possui experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.

    Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

    Desenvolveu trabalhos conceituais sobre Análise Aplicada do Comportamento na saúde durante a Iniciação Científica (IC/FAPESP), orientado pelo Prof. Antônio Bento Alves de Moraes, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp).

    Tornou-se Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPSi), sob supervisão da Professora Deisy das Graças de Souza, desenvolvendo trabalhos sobre Equivalência de estímulo.

    Aluno de doutorado do PPG-Psi UFSCar, desenvolvendo trabalhos relacionados à aprendizagem e uso de ensino baseado em equivalência (Equivalence Based Instruction, EBI) no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH).

    Sandra

    Pedagoga pelas FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN, RJ. Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FACULDADE SÃO JOSÉ, RJ.

    Especialista em Análise do comportamento Aplicada pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI;

    Coordenadora com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, nas orientações para pais e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.

    Fernanda Camara

    Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

    Mestre em psicologia com enfoque em análise do comportamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

    Especialista em Análise do comportamento Aplicada, com ênfase em transtorno do Espectro Autista (TEA) – curso verificado pela Association for Behavior Analysis International;

    Supervisora com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.

    Michelle

    Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

    Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade do Pará;

    Analista do comportamento certificada BCBA (Board Certified Behavior Analyst);

    Supervisora e consultora clínica com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.

    CURSO 01

    FORMAÇÃO ABA DE ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO

    On-line e Presencial

    Carga Horária: 40h

    Duração: 2 meses

    Público-alvo: Pais, cuidadores, professores, gestores educacionais,  mediadores, auxiliares de turma e pessoas que querem entrar para o mercado de trabalho como AT nas escolas, clínicas e domicílios. Pessoas que querem conhecer mais sobre ABA.

    Objetivo: Esse curso de formação livre tem como objetivo habilitar profissionais para serem acompanhantes terapêuticos de crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiência, em diversos contextos como: escolas, domicílios e clínicas especializadas em neurodesenvolvimento. Você também vai aprender noções de direitos da pessoa com deficiência.

    CURSO 02

    FORMAÇÃO DE APLICADOR ABA

    Desenvolvendo Competências Terapêuticas

    On-line e Presencial

    Carga Horária: 70h

    Duração: 3 meses

    Público-alvo:Psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais e estudantes da saúde, pedagogos e psicopedagogos.

    Objetivo: Esse curso de formação livre tem como objetivo habilitar profissionais para serem Aplicador ABA de crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiência, em diversos contextos como: escolas, clínicas e domicílios, mas está mais focado no treinamento de profissionais de nível superior que já são da área da saúde e atuam em clínicas especializadas em neurodesenvolvimento.

    CURSO 03

    ABA NA PRÁTICA INCLUSIVA

    A chave para inclusão escolar

    Presencial

    Carga Horária: 10h

    Duração: 1 dias

    Público-alvo:  Profissionais e estudantes da educação, pais, cuidadores, mediadores, auxiliares de turma e pessoas que querem conhecer mais sobre ABA e inclusão

    Objetivo: Ajudar pais, cuidadores e  profissionais da educação a ter uma atuação mais eficiente no que diz respeito a inclusão escolar. Informando e capacitando coordenadores, mediadores e professores na confecção de Planos Educacionais Individualizados (PEI), relatórios e orientações aos responsáveis de crianças com deficiência e necessidade de inclusão, adaptação de atividades e recursos. Você também vai aprender noções básicas de libras e de direitos da pessoa com deficiência.

    CURSO 04

    ABA EM FAMÍLIA

    Transformando desafios em oportunidades

    Presencial

    Carga Horária: 10h

    Duração: 1 dia

    Público-alvo: Pais, familiares e cuidadores de crianças com autismo ou atrasos no desenvolvimento. Pessoas que querem conhecer mais sobre ABA e como ela poder auxiliar no desenvolvimento infantil.

    Objetivo: Trazer informação para famílias, cuidadores e profissionais sobre os principais transtornos do neurodesenvolvimento, quando ativar um sinal de alerta e procurar ajuda, como brincar de maneira funcional e ainda estimular o desenvolvimento, além de saber construir uma rotina, identificar e lidar de maneira mais estruturada com as crises e birras. Você também vai aprender noções básicas libras e de direitos da pessoa com deficiência.

    CURSO 04

    SERVIÇO IN COMPANY

    Serviços de capacitação para profissionais em grupo.

    Certificado

    Formato das Aulas Personalizado

    Cursos Disponíveis:
    Formação ABA em Acompanhante Terapêutico
    ABA na Prática Inclusiva
    Aplicador ABA
    Desenvolvendo a fé com ABA
    Curso personalizado com formação ABA

    Público-alvo: Serviço de capacitação de profissionais em grupo projetado para clínicas, escolas, cursos, igrejas e outras empresas.

    Como Funciona:

    1 – Contratação do curso de interesse
    2 – Agendamento das aulas online mediante disponibilidade do contratado e contratante
    3 – Aulas on-line ao vivo
    4 – Aula prática presencial no local disponibilizado pelo contratante.

    Workshop Conexão Neurodiversa

    Temas do primeiro semestre

    13/01 - Crises, Birras e Intervenções

    24/02- PEI, relatórios e devolutivas

    16/03 - Brincar Funcional

    24/04 - TEA, TDAH, TOD e TAG

    25/05 - Superdotação e altas habilidades

    22/06- Alfabetização no Autismo

    Certificado

    WorkShop com 8h de duração

    Descontos especiais para 2 ou mais Workshops

    Inscreva-se e Aprenda a Aplicar ABA de verdade

    Curso de Formação ABA

    Conheça o maior treinamento presencial de ABA na Prática Inclusiva do Rio de Janeiro.

    Local: Rio de Janeiro

    Perguntas Frequentes

    Os cursos serão divididos em dois momentos: aulas online ao vivo e aulas práticas presenciais. Acesse o cronograma dos cursos com inscrições abertas neste link: https://drive.google.com/drive/folders/12_lmG35hY0OxRa2svbipgqsnd78Lx4O?usp=sharing

    Módulos teóricos serão online disponibilizados via Zoom e módulo prático no Rio de Janeiro. Inicialmente os treinamentos presenciais acontecerão no Universo ABA – Unidade 2 na Rua General Sezefredo, 570 (FDS), Realengo – Rio de Janeiro. Dependendo da quantidade de turmas, as aulas presenciais poderão ser realizadas em outros endereços, dentro do município do Rio de Janeiro.

    Conforme a ABMPC, qualquer indivíduo que tenha concluído o ensino médio e realize um curso livre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com duração mínima de 40 horas pode exercer a função de AT. Dispomos do programa de formação em AT com 40 horas, que atende aos requisitos estabelecidos pela ABPMC para a qualificação de profissionais aplicadores de ABA, e também oferecemos uma visita orientada que proporciona a oportunidade de vivenciar a rotina de uma clínica especializada em neurodesenvolvimento. Para aqueles que possuem formação profissional concluída ou estão nos estágios finais da graduação, dispomos de um curso com duração de 70 horas, no qual são abordados tópicos com ênfase clínica. Além disso, todos os cursos incluem treinamento prático presencial. Considerando todos esses aspectos, acreditamos que a qualificação obtida seja o essencial para atuar como aplicador, acompanhante ou assistente terapêutico em diversos ambientes, com a qualidade necessária para uma intervenção embasada em evidências.

    – Ser criativo;

    – Ser proativo;

    – Saber brincar;

    – Gostar de criança;

    – Nível Médio concluído.

    Todos os nossos cursos podem ser contratados para grupos e estão sujeitos a descontos para turmas a partir de 15 alunos. Eles podem ser ministrados na própria empresa contratante ou em nosso estabelecimento. Seja para grupos de instituições escolares (para todo corpo docente, desde o auxiliar de turma até o diretor escolar), bem como para instituições religiosas.

    Estamos oferecendo apenas 35 vagas. Por serem poucas vagas, é importante garantir a sua o quanto antes.

    O corpo docente é composto por profissionais com vasta experiência clínica e acadêmica no âmbito nacional e internacional. Entre eles temos: Doutorandos, Mestres e Especialistas em Análise do comportamento. Temos professores associados à Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBR).

    Os alunos dominarão as técnicas de ensino naturalístico e estruturado, sendo capazes de manejar motivação e controle de estímulos durante as sessões de intervenção. O domínio dessas técnicas permite que seus pacientes estejam colaborativos e motivados durante as sessões de terapia, aulas, atividades, etc.

    Sim, haverá certificado com as respectivas horas do curso escolhido, constando todo o conteúdo programático.

    Nossos cursos seguem a legislação brasileira sobre cursos livres e são válidos para diversos fins. Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 cursos livres não são regulados pelo MEC.

    CNPJ: 50.308.461/0001-02 | Todos os direitos reservados á UNIVERSO ABA INSTITUTO E CLINICA LTDA

    Ementa:

    Módulo 01 – Análise do Comportamento Aplicada

    · Conceitos básicos da ABA;

    · 7 dimensões da ABA;

    · Benefícios da ABA para desenvolvimento atípico;

    · Reforço positivo;

    · Reforço negativo;

    · Punição positiva;

    · Punição negativa;

    · Extinção;

    · Tríplice contingência.

    Módulo 02 – Observação e medidas comportamentais

    Comportamento operante

    · Comportamento respondente

    · Tipos de medidas (frequência, duração, latência, intensidade);

    · Funções do comportamento

    · Manejo de comportamento (estratégias antecedentes e estratégias consequentes).

    Módulo 03- Estratégias de ensino: Aplicação e Registro

    · DTT;

    · Encadeamento;

    · Ensino Incidental;

    · Tipos de ajuda.

    Módulo 04- Estratégias de ensino – Na prática

    ● Pairing

    ● Contexto domiciliar

    ● Contexto escolar

    Módulo 05 – Confecção de material

    ● Modelos de materiais

    ● Confecção na prática

    Módulo 06 – Ética em Análise do Comportamento Aplicada

    · Direitos e deveres enquanto profissional

    Ementa:

    Módulo 01 – Comportamento

    · Desenvolvimento Atípico

    · O que é ABA?

    · TEA

    · TEA+ABA

    · Comportamento enquanto interação (S-R-Sc)

    · Contingência

    · Respondente

    · Operante

    Módulo 02 – Contingência de Reforço

    · Contingências de Reforço Positivo

    · Contingências de Reforço Negativo, Extinção, Punição.

    Módulo 03 – Controle de Estímulos

    · Controle pelo antecedente

    · Estímulos discriminativo

    · Estímulo Condicional

    · Estímulo contextual

    · Generalização

    Módulo 04 – Comportamento Verbal

    · Definição de Comportamento Verbal

    · Aprendizagem dos Operantes Verbais.

    · Procedimentos de Ensino

    · Controle Múltiplo.

    Módulo 05 – Ética e Manejo

    · Avaliação Funcional,

    · Intervenção Antecedente

    · Intervenção Consequente

    · Ética

    Módulo 06 – Aulas Práticas

    · DTT e Ensino Naturalístico

    · Análise de Tarefas

    · Registro

    · Avaliação de preferência

    · Avaliação Comportamental

    · Revisão e Fechamento

    Ementa:

    Módulo 01 – ENTENDENDO OS TRASNTORNOS DO NEURODESENOLVIMENTO – TEA, TDAH, DI

    · Marcos do desenvolvimento infantil;

    · Sinais de alerta e a importância de informar à família;

    · O que é Autismo?

    · O que é TDAH?

    · O que é DI?

    · Níveis de Suporte.

    Módulo 02 – CONHECENDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

    Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na Educação;

    · Conceitos fundamentais de ABA;

    · Papel do professor na implementação da ABA.

    Avaliação comportamental

    · Métodos de avaliação comportamental;

    · Identificação de comportamentos-alvo;

    · Coleta de dados e análise funcional;

    · Estabelecimento de metas comportamentais.

    Reforçamento e modelagem de comportamento

    · Conceito de reforço;

    · Identificação e aplicação de reforçadores;

    · Técnicas de modelagem comportamental.

    Extinção e punição

    · Princípios de extinção;

    · Técnicas de punição;

    · Considerações éticas.

    Manejo de comportamentos desafiadores

    · Identificação de antecedentes e consequências;

    · Estratégias de prevenção;

    · Intervenção em comportamentos desafiadores.

    Módulo 03 – INCLUSÃO ESCOLAR 

    Avaliação e identificação de necessidades

    · Avaliação do perfil individual de alunos com necessidades especiais;

    · Identificação de objetivos e habilidades prioritárias;

    · Acompanhante Terapêutico x Mediador – qual o papel de cada um?

    Adaptação do ambiente e estruturação de rotinas

    · Adaptação física do ambiente escolar;

    · Organização de rotinas e estruturação de atividade;

    · Promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor.

    Promovendo habilidades sociais e interação entre os alunos

    · Estratégias para o desenvolvimento de habilidades sociais;

    · Promoção da interação e colaboração entre alunos com e sem necessidades especiais;

    · Incentivo à amizade e empatia na sala de aula inclusiva.

    Adaptação curricular e inclusão

    · Estratégias de adaptação avaliativa e curricular para alunos com necessidades especiais;

    · PEI – Plano Educacional Individualizado.

    Módulo Bônus – DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

    · Definição de PCD;

    · Qual o papel e os direitos da escola?

    · Quais os direitos do indivíduo autista?

    Módulo Bônus – INTRODUÇÃO À LIBRAS – 1H 

    Ementa:

    Módulo 01 – CONHECENDO O TEA E CONDIÇÕES ASSOCIADAS

    · O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

    · Qual o profissional pode diagnosticar o Autismo?

    · O DSM5 e o CID11: os manuais que definem o TEA;

    · O que são as comorbidades?

    · Seletividade alimentar;

    · Hipersensibilidade.

    Módulo 02 – A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DA SAÚDE MENTAL DE PAIS E CUIDADORES 

    · Equilíbrio;

    · Autocuidado;

    · Técnicas de autocuidado mental/emocional.

    Módulo 03 – ABA NA ROTINA DA CRIANÇA 

    · Quais terapias são necessárias?

    · A Análise do Comportamento Aplicada.

    · Quanto tempo o tratamento vai durar?

    · Atenção compartilhada;

    · Brincadeira compartilhada;

    · Construção de rotina;

    · Crises x Birras;

    · Autorregulação;

    · Habilidades Emocionais;

    · Linguagem Social;

    · Comportamento de Grupo;

    · Comunicação Não Verbal.