26/05/2023
Maior treinamento presencial de ABA na Prática Inclusiva do Rio de Janeiro.
Conheça o maior curso de treinamento e certificação em ABA do Brasil com aulas presenciais e práticas.
Seja um aplicador ABA e um acompanhante terapêutico
Assista o video sobre o curso
VEJA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE APRENDER ABA DE VERDADE:
A QUEM SE DESTINA O CURSO
Áreas de formação onde os princípios do curso podem ser aplicados:
ONDE VOCÊ PODE ATUAR DEPOIS QUE FIZER O CURSO:
Muito tem se falado sobre o aumento da incidência de TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) no Brasil e no mundo. Com este curso você poderá entrar no mercado de trabalho e atuar como Aplicador ABA ou Acompanhante Terapêutico de crianças com Autismo, Deficiência Intelectual e outros atrasos no desenvolvimento. Aqui você aprenderá as bases da Análise do Comportamento Aplicada que, é o tratamento com maior evidência científica de resultado para o tratamento do TEA.
Esse treinamento será um diferencial na sua caminhada profissional, já que poucos profissionais possuem conhecimento prático e profundo na área, além disso você poderá ajudar no desenvolvimento dessas crianças em diversos contextos como: escolas, domicílios e clínicas especializadas em neurodesenvolvimento, através do que aprenderá em nossas aulas práticas e presenciais.
Certificados Válidos com Carga horária de até 60h
O QUE VOCÊ VAI RECEBER?
QUEM SOMOS?
O Instituto Universo ABA é uma instituição de ensino que nasceu da união de experiências e propósitos. Seus fundadores possuem mais de 25 anos de experiência na área da educação e 10 anos na área da saúde, ambos com o objetivo de promover a inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência nas clínicas, escolas e na sociedade através da CONSCIENTIZAÇÃO e CAPACITAÇÃO de profissionais.
“Temos o propósito de impulsionar a inclusão proporcionando treinamentos e formações ABA de excelência através de um corpo docente altamente qualificado e aulas práticas PRESENCIAIS aliando a teoria à prática de verdade!
O Instituto Universo ABA possui em seu corpo docente professores com mestrado, certificação internacional pelo BACB, doutorado e vasta experiência clínica e acadêmica no âmbito nacional e internacional em intervenções baseadas na ciência ABA, e recentemente nos tornamos CEU Provider do QABA, tendo em nossa formação em APLICADOR ABA o selo do QABA.”
SEUS MENTORES
Psicóloga pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, MG;
Especialista em Análise do comportamento Aplicada, com ênfase em transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual pelo CBI Of Miami, CBI, Brasil com o selo Approved Content Providers do International Behavior Analysis Certifications, um dos principais certificados internacionais de ABA do mundo;
Coordenadora com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, nas orientações para pais e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Mestre em psicologia com enfoque em análise do comportamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
Supervisora clínica | Associação Afeto (Recife – PE) | Possui experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.
Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Desenvolveu trabalhos conceituais sobre Análise Aplicada do Comportamento na saúde durante a Iniciação Científica (IC/FAPESP), orientado pelo Prof. Antônio Bento Alves de Moraes, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp).
Tornou-se Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPSi), sob supervisão da Professora Deisy das Graças de Souza, desenvolvendo trabalhos sobre Equivalência de estímulo.
Aluno de doutorado do PPG-Psi UFSCar, desenvolvendo trabalhos relacionados à aprendizagem e uso de ensino baseado em equivalência (Equivalence Based Instruction, EBI) no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH).
Pedagoga pelas FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN, RJ. Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FACULDADE SÃO JOSÉ, RJ.
Especialista em Análise do comportamento Aplicada pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI;
Coordenadora com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, nas orientações para pais e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Mestre em psicologia com enfoque em análise do comportamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
Especialista em Análise do comportamento Aplicada, com ênfase em transtorno do Espectro Autista (TEA) – curso verificado pela Association for Behavior Analysis International;
Supervisora com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e no treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.
Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade do Pará;
Analista do comportamento certificada BCBA (Board Certified Behavior Analyst);
Supervisora e consultora clínica com experiência em intervenção de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e treinamento de equipes interdisciplinares na prestação de serviços analíticos comportamentais para população com atraso no desenvolvimento.
CURSO 01
FORMAÇÃO ABA DE ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO
Público-alvo: Pais, cuidadores, professores, gestores educacionais, mediadores, auxiliares de turma e pessoas que querem entrar para o mercado de trabalho como AT nas escolas, clínicas e domicílios. Pessoas que querem conhecer mais sobre ABA.
Objetivo: Esse curso de formação livre tem como objetivo habilitar profissionais para serem acompanhantes terapêuticos de crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiência, em diversos contextos como: escolas, domicílios e clínicas especializadas em neurodesenvolvimento. Você também vai aprender noções de direitos da pessoa com deficiência.
CURSO 02
FORMAÇÃO DE APLICADOR ABA
Desenvolvendo Competências Terapêuticas
Público-alvo: Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Equoterapia, Psicomotricidade, Pedagogia, Educação Física, Mediação Escolar e Acompanhamento Terapêutico
Objetivo: Esse curso de formação livre tem como objetivo habilitar profissionais para serem Aplicador ABA de crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiência, em diversos contextos como: escolas, clínicas e domicílios, mas está mais focado no treinamento de profissionais de nível superior que já são da área da saúde e atuam em clínicas especializadas em neurodesenvolvimento.
CURSO 03
PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO
Domine os principais protocolos para
avaliação de repertório!
Público-alvo: O curso é direcionado para profissionais da área da saúde e educação que visam proporcionar ensino de habilidades com qualidade de atendimento em ABA. Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Musicoterapeutas, Aplicador ABA, Coordenadores e Supervisores ABA.
É necessário ter conhecimento prévio sobre conceitos básicos de ABA.
Objetivo: A Habilitar profissionais a aplicarem os principais protocolos de avaliação para avaliar o repertório do cliente afim de proporcionar ensino de habilidades com qualidade de atendimento em ABA.
CURSO 04
ABA EM FAMÍLIA
Transformando desafios em oportunidades
Público-alvo: Pais, familiares e cuidadores de crianças com autismo ou atrasos no desenvolvimento. Pessoas que querem conhecer mais sobre ABA e como ela poder auxiliar no desenvolvimento infantil.
Objetivo: Trazer informação para famílias, cuidadores e profissionais sobre os principais transtornos do neurodesenvolvimento, quando ativar um sinal de alerta e procurar ajuda, como brincar de maneira funcional e ainda estimular o desenvolvimento, além de saber construir uma rotina, identificar e lidar de maneira mais estruturada com as crises e birras. Você também vai aprender noções básicas libras e de direitos da pessoa com deficiência.
CURSO 04
SERVIÇO IN COMPANY
Serviços de capacitação para profissionais em grupo.
Cursos Disponíveis:
Formação ABA em Acompanhante Terapêutico
ABA na Prática Inclusiva
Aplicador ABA
Desenvolvendo a fé com ABA
Curso personalizado com formação ABA
Público-alvo: Serviço de capacitação de profissionais em grupo projetado para clínicas, escolas, cursos, igrejas e outras empresas.
Como Funciona:
1 – Contratação do curso de interesse
2 – Agendamento das aulas online mediante disponibilidade do contratado e contratante
3 – Aulas on-line ao vivo
4 – Aula prática presencial no local disponibilizado pelo contratante.
Conexão Neurodiversa
Treinamentos de diversos temas com palestras, módulo prático com role
plays, material de apoio com recursos terapêuticos e análise de casos reais.
Inscreva-se e Aprenda a Aplicar ABA de verdade
Curso de Formação ABA
Conheça o maior treinamento presencial de ABA na Prática Inclusiva do Rio de Janeiro.
Acesse nosso calendário de cursos com inscrições abertas neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1MUo2V8PllhZqvkWJUdgiB8V34DcS9Lvv?usp=sharing
Os cursos serão divididos em dois momentos: aulas online ao vivo e aulas práticas presenciais. Acesse o cronograma dos cursos com inscrições abertas neste link: https://drive.google.com/drive/folders/12_lmG35hY0OxRa2svbipgqsnd78Lx4O?usp=sharing
Acesse a ementa dos cursos com inscrições abertas neste link: https://drive.google.com/drive/folders/131v4NYoPpq6h9kCrxx6v_p77RYQ2pfBG?usp=sharing
Módulos teóricos serão online disponibilizados via Zoom e módulo prático no Rio de Janeiro. Inicialmente os treinamentos presenciais acontecerão no Universo ABA – Unidade 2 na Rua General Sezefredo, 570 (FDS), Realengo – Rio de Janeiro. Dependendo da quantidade de turmas, as aulas presenciais poderão ser realizadas em outros endereços, dentro do município do Rio de Janeiro.
Conforme a ABMPC, qualquer indivíduo que tenha concluído o ensino médio e realize um curso livre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com duração mínima de 40 horas pode exercer a função de AT. Dispomos do programa de formação em AT com 40 horas, que atende aos requisitos estabelecidos pela ABPMC para a qualificação de profissionais aplicadores de ABA, e também oferecemos uma visita orientada que proporciona a oportunidade de vivenciar a rotina de uma clínica especializada em neurodesenvolvimento. Para aqueles que possuem formação profissional concluída ou estão nos estágios finais da graduação, dispomos de um curso com duração de 70 horas, no qual são abordados tópicos com ênfase clínica. Além disso, todos os cursos incluem treinamento prático presencial. Considerando todos esses aspectos, acreditamos que a qualificação obtida seja o essencial para atuar como aplicador, acompanhante ou assistente terapêutico em diversos ambientes, com a qualidade necessária para uma intervenção embasada em evidências.
– Ser criativo;
– Ser proativo;
– Saber brincar;
– Gostar de criança;
– Nível Médio concluído.
Todos os nossos cursos podem ser contratados para grupos e estão sujeitos a descontos para turmas a partir de 15 alunos. Eles podem ser ministrados na própria empresa contratante ou em nosso estabelecimento. Seja para grupos de instituições escolares (para todo corpo docente, desde o auxiliar de turma até o diretor escolar), bem como para instituições religiosas.
Estamos oferecendo apenas 35 vagas. Por serem poucas vagas, é importante garantir a sua o quanto antes.
O corpo docente é composto por profissionais com vasta experiência clínica e acadêmica no âmbito nacional e internacional. Entre eles temos: Doutorandos, Mestres e Especialistas em Análise do comportamento. Temos professores associados à Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBR).
Os alunos dominarão as técnicas de ensino naturalístico e estruturado, sendo capazes de manejar motivação e controle de estímulos durante as sessões de intervenção. O domínio dessas técnicas permite que seus pacientes estejam colaborativos e motivados durante as sessões de terapia, aulas, atividades, etc.
Sim, haverá certificado com as respectivas horas do curso escolhido, constando todo o conteúdo programático.
Nossos cursos seguem a legislação brasileira sobre cursos livres e são válidos para diversos fins. Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 cursos livres não são regulados pelo MEC.
Ementa:
Módulo 01 – Análise do Comportamento Aplicada
· Conceitos básicos da ABA;
· 7 dimensões da ABA;
· Benefícios da ABA para desenvolvimento atípico;
· Reforço positivo;
· Reforço negativo;
· Punição positiva;
· Punição negativa;
· Extinção;
· Tríplice contingência.
Módulo 02 – Observação e medidas comportamentais
Comportamento operante
· Comportamento respondente
· Tipos de medidas (frequência, duração, latência, intensidade);
· Funções do comportamento
· Manejo de comportamento (estratégias antecedentes e estratégias consequentes).
Módulo 03- Estratégias de ensino: Aplicação e Registro
· DTT;
· Encadeamento;
· Ensino Incidental;
· Tipos de ajuda.
Módulo 04- Estratégias de ensino – Na prática
● Pairing
● Contexto domiciliar
● Contexto escolar
Módulo 05 – Confecção de material
● Modelos de materiais
● Confecção na prática
Módulo 06 – Ética em Análise do Comportamento Aplicada
· Direitos e deveres enquanto profissional
Ementa:
Módulo 01 – Comportamento
· Desenvolvimento Atípico
· O que é ABA?
· TEA
· TEA+ABA
· Comportamento enquanto interação (S-R-Sc)
· Contingência
· Respondente
· Operante
Módulo 02 – Contingência de Reforço
· Contingências de Reforço Positivo
· Contingências de Reforço Negativo, Extinção, Punição.
Módulo 03 – Controle de Estímulos
· Controle pelo antecedente
· Estímulos discriminativo
· Estímulo Condicional
· Estímulo contextual
· Generalização
Módulo 04 – Comportamento Verbal
· Definição de Comportamento Verbal
· Aprendizagem dos Operantes Verbais.
· Procedimentos de Ensino
· Controle Múltiplo.
Módulo 05 – Ética e Manejo
· Avaliação Funcional,
· Intervenção Antecedente
· Intervenção Consequente
· Ética
Módulo 06 – Aulas Práticas
· DTT e Ensino Naturalístico
· Análise de Tarefas
· Registro
· Avaliação de preferência
· Avaliação Comportamental
· Revisão e Fechamento
Módulo 01 – ENTENDENDO OS TRASNTORNOS DO NEURODESENOLVIMENTO – TEA, TDAH, DI
· Marcos do desenvolvimento infantil;
· Sinais de alerta e a importância de informar à família;
· O que é Autismo?
· O que é TDAH?
· O que é DI?
· Níveis de Suporte.
Módulo 02 – CONHECENDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na Educação;
· Conceitos fundamentais de ABA;
· Papel do professor na implementação da ABA.
Avaliação comportamental
· Métodos de avaliação comportamental;
· Identificação de comportamentos-alvo;
· Coleta de dados e análise funcional;
· Estabelecimento de metas comportamentais.
Reforçamento e modelagem de comportamento
· Conceito de reforço;
· Identificação e aplicação de reforçadores;
· Técnicas de modelagem comportamental.
Extinção e punição
· Princípios de extinção;
· Técnicas de punição;
· Considerações éticas.
Manejo de comportamentos desafiadores
· Identificação de antecedentes e consequências;
· Estratégias de prevenção;
· Intervenção em comportamentos desafiadores.
Módulo 03 – INCLUSÃO ESCOLAR
Avaliação e identificação de necessidades
· Avaliação do perfil individual de alunos com necessidades especiais;
· Identificação de objetivos e habilidades prioritárias;
· Acompanhante Terapêutico x Mediador – qual o papel de cada um?
Adaptação do ambiente e estruturação de rotinas
· Adaptação física do ambiente escolar;
· Organização de rotinas e estruturação de atividade;
· Promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor.
Promovendo habilidades sociais e interação entre os alunos
· Estratégias para o desenvolvimento de habilidades sociais;
· Promoção da interação e colaboração entre alunos com e sem necessidades especiais;
· Incentivo à amizade e empatia na sala de aula inclusiva.
Adaptação curricular e inclusão
· Estratégias de adaptação avaliativa e curricular para alunos com necessidades especiais;
· PEI – Plano Educacional Individualizado.
Módulo Bônus – DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
· Definição de PCD;
· Qual o papel e os direitos da escola?
· Quais os direitos do indivíduo autista?
Módulo Bônus – INTRODUÇÃO À LIBRAS – 1H
Módulo 01 – CONHECENDO O TEA E CONDIÇÕES ASSOCIADAS
· O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
· Qual o profissional pode diagnosticar o Autismo?
· O DSM5 e o CID11: os manuais que definem o TEA;
· O que são as comorbidades?
· Seletividade alimentar;
· Hipersensibilidade.
Módulo 02 – A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DA SAÚDE MENTAL DE PAIS E CUIDADORES
· Equilíbrio;
· Autocuidado;
· Técnicas de autocuidado mental/emocional.
Módulo 03 – ABA NA ROTINA DA CRIANÇA
· Quais terapias são necessárias?
· A Análise do Comportamento Aplicada.
· Quanto tempo o tratamento vai durar?
· Atenção compartilhada;
· Brincadeira compartilhada;
· Construção de rotina;
· Crises x Birras;
· Autorregulação;
· Habilidades Emocionais;
· Linguagem Social;
· Comportamento de Grupo;
· Comunicação Não Verbal.